Da sinergia entre o Grupo Polo Le Ville Plus e o Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade de Trento, com o apoio da região de Friuli Venezia Giulia, nasceu um novo conceito de casa capaz de garantir a relação ideal entre qualidade de vida e impacto ambiental:
“A Casa Zero Energy é uma vocação, uma ideia que se tornou realidade. O objetivo não era apenas construir um edifício único, mas criar um verdadeiro HABITAT NATURAL para o homem, feito de beleza, qualidade de vida, conforto, emoção e consciência dos recursos ambientais.” Loris Clocchiatti, Presidente do Grupo Polo Le Ville Plus
Para criar um habitat ideal é fundamental conhecer o ambiente que o envolve: a Casa Zero Energy assenta num cuidadoso estudo bioclimático para tirar o melhor partido das fontes de energia renováveis e harmonizar a distribuição dos espaços consoante a sua utilização, garantindo luz, calor, recirculação de ar. Assim, a cozinha, a sala e os quartos estão virados a sul com grandes janelas para um jardim acolhedor que envolve o lago para nadar. Uma casa construída para obter a energia de que necessita utilizando apenas recursos naturais limpos e renováveis (painéis solares, fotovoltaicos, bombas de calor, minisistemas eólicos, etc.). A Casa Zero Energy não apenas produz toda a energia necessária, mas também foi projetada para consumir o mínimo de energia possível. O habitat ideal é aquele em que o respeito aos recursos ambientais se torna uma nova consciência de viver consumindo apenas o necessário e consumindo melhor. O habitat também deve ser refúgio, proteção, tranquilidade, conforto: a Casa Zero Energy é um espaço para viver melhor, de forma mais consciente com a saúde e com o meio ambiente. A casa e o ar que nela se respira estão livres de qualquer elemento poluente: sem pintura tóxica, sem materiais nocivos. tanto para o meio ambiente. A casa e o ar que nela se respira estão livres de qualquer elemento poluente: sem pintura tóxica, sem materiais nocivos. tanto para o meio ambiente. A casa e o ar que nela se respira estão livres de qualquer elemento poluente: sem pintura tóxica, sem materiais nocivos.
A Casa Zero Energy foi tratada em cada detalhe e pensada para dar harmonia e estar entre o interior e o exterior, entre o edifício e a natureza. E a natureza parece “apoderar-se” da casa, enchendo-a, envolvendo-a de verdura, de flores, de cursos de água em perfeita harmonia. Parte da cobertura da Casa Zero Energy é feita com telhado verde: ao sul é um verdadeiro jardim suspenso, um luxuriante jardim de rosas, enquanto na parte voltada para o norte, plantas verdes menos carentes de sol e de crescimento lento foram escolhidos.
Graças ao sistema de domótica Home Sapiens da BPT, a Casa Zero Energy é um “edifício verde inteligente” desenvolvido para ter “impacto zero no ambiente”: percebe variações de luminosidade, temperatura, humidade, etc. ativar autonomamente o acendimento e regulação do aquecimento, climatização, abertura e fecho de janelas e portas para assim garantir o máximo conforto habitacional e também uma considerável poupança energética. Quanto ao ambiente da cozinha, a Casa Zero Energy escolheu a Artematica Vitrum com Base Invitrum, a cozinha Valcucine com base em vidro 100% reciclável e alumínio reciclado, fabricada com zero colas, zero emissões de formaldeído, absolutamente resistente à água e concebida para ser desmontada no final da sua vida útil.