Gui Mattos

O arquiteto paulistano Gui Mattos, fundador e responsável criativo do escritório Arquitetura Gui Mattos, começou sua trajetória profissional no litoral de São Paulo. Formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de Santos e com experiência prática no canteiro de obras, o arquiteto imprime em seus projetos uma arquitetura propositiva que procura reinventar espaços funcionais e expressivos por meio de gestos, formas e texturas que promovem experiências e integração da paisagem ao edifício.

Desde a abertura do escritório, em 1987, foram realizados diversos projetos, entre casas, condomínios, empreendimentos habitacionais, comerciais, corporativos, hotéis, entre outros. Os projetos demonstram diversidade, caráter de uma arquitetura insólita, legitimada, por exemplo, na Residência ALL, no Guarujá – premiada como um dos 50 melhores projetos de arquitetura no mundo em 2019, pela plataforma Archdaily – ,no Edifício Une, em São Paulo e na Casa Itamambuca, em Ubatuba – vencedora do prêmio Architizer A + Awards na categoria Residential-Private House em 2017. Gui Mattos também foi responsável pelo design da torneira Giro da Docol, que recebeu premiação no If Design Award 2020, um dos principais concursos voltados ao design de produtos no mundo.

Os projetos desenvolvidos pelo escritório possuem soluções que respondem às expectativas dos clientes, expressam sensibilidade e resultados construtivos diversos; podem flutuar sobre o terreno, ocupar vazios por percursos de luz e sombra ou inverter um prisma piramidal no teto para conferir amplitude à perspectiva visual da mata, mantendo em comum a intenção de relacionar emoções a espaços amplos que articulam o exterior ao interior dos edifícios emoldurando a paisagem do entorno.

Sempre preocupado em conceber espaços convidativos, Gui Mattos trabalha com sensibilidade na composição de materiais, luz artificial e natural, volumes, cores e texturas. O conforto se revela pela simplicidade e sofisticação em espaços amplos e funcionais. A simplicidade acontece por meio de linhas retas, um espaço limpo, a combinação de poucos materiais e a ausência de ornamentos desnecessários. A sofisticação depende dos detalhes – no alinhamento de volumes, na sensação de uma parede flutuante, na iluminação sensível, no rigor e precisão de cada componente do projeto.

Os espaços vão além de sua função imediata, surpreendendo pela singularidade na gestão cuidadosa do ambiente, programa, desejos, conforto e humor, que quase se esconde por trás da atmosfera concebida por todos esses elementos.

Depoimento

Já trabalhamos diversas vezes com a Valcucine, sendo sempre um processo fluido e o serviço entregue, de muita qualidade. A cada experiência temos a oportunidade de alinhar mais as expectativas e linguagens, procurando as melhores soluções.

Sobretudo, a entrega e visualização do projeto mesmo em momento de prospecção é especial, sendo um atendimento muito completo.

Projeto

Com uma planta generosa e muita liberdade para distintos layouts, o projeto partiu do estudo de diversas possibilidades de distribuição. Ao todo, entendeu-se que se daria prioridade para a dinâmica dos espaços de convivência e os caixilhos piso-teto que percorrem o perímetro inteiro do apartamento, dando visada para o fundo de vale da vila madalena. Estendendo este olhar, os ambientes foram integrando-os entre si, de maneira em que a sala de estar, bastante ampla, se comunicasse com escritório, sala de jantar, cozinha gourmet e varanda.

Nos materiais, por sua vez, o desenho reflete um gosto por uma mistura de moderno com rústico, com grande predominância de madeira, elementos metálicos e muitos itens decorativos que contam bastante sobre a personalidade do morador.  Alguns pontos focais, como a bancada em pedra verde Guatemala, aparecem como um objeto de decoração, trazendo cor e texturas distintas. Além dela, uma extensa prateleira metálica percorre toda a lateral do jantar e cozinha, abraçando-os e dando aconchego com suas variações e assimetrias.

Na circulação que leva aos dormitórios, o que antes era claro e muito iluminado, agora dá espaço para uma atmosfera mais intimista, à medida que áreas mais escuras e os ambientes, mais divididos. Marcando presença, painéis de madeira envelopam o home theater e, em um último instante, também se mostram nos armários e objetos decorativos dos de cada dormitório.

×