O “Genius Loci” e a cozinha numa casa de campo

1 cover
Nas encostas das Dolomitas, a poucos quilômetros de Feltre, num local que Virgil teria definido como locus amoenus, o nosso parceiro L'Ambiente envolveu-se na concepção de uma cozinha de casa de campo recentemente renovada.
Genius Loci Valcucine

O “Genius Loci” e a cozinha numa casa de campo

Nas encostas das Dolomitas, a poucos quilômetros de Feltre, num local que Virgil teria definido como locus amoenus, o nosso parceiro L’Ambiente envolveu-se na concepção de uma cozinha de casa de campo recentemente renovada.

O processo de restauro centrou-se na valorização do Genius Loci, a “alma do lugar”, dando-lhe uma nova vida e representando-o de forma contemporânea. Esta foi uma operação conseguida por meio de escolhas de design precisas como respeito pelas tradições, seleção de materiais e diálogo constante com a paisagem envolvente.

O resultado é uma casa de campo com uma identidade bem definida onde detalhes originais como vigas de madeira antigas visíveis, piso de tijolo e paredes de pedra realçam o ambiente envolvente que nos conta histórias de um tempo distante.

2_1

Genius Loci: a essência interior de um lugar

Através da palavra latina Genius Loci fazemos referência à entidade natural e sobrenatural relacionada a um lugar, cultuada na religião romana. Ultimamente, a expressão tornou-se comum na linguagem do dia-a-dia, mas principalmente da arquitetura, onde se refere a uma abordagem específica de um ambiente a partir do conhecimento de suas características históricas, culturais, físicas e identitárias. Trata-se, portanto, de captar a essência interior de cada lugar para lhe dar ressonância mediante uma intervenção arquitetônica.

un rustico di campagna recentemente restaurado

Segundo esta interpretação – com a qual concordamos plenamente – a arquitetura e o design de interiores devem respeitar o lugar, enquadrar-se nele e ouvir o seu Genius Loci.

Isso não quer dizer que em um lugar específico só possa existir uma única arquitetura, mas mais ainda que para viver em um lugar é preciso se identificar nele e entender seu significado mais profundo.

A cozinha Genius Loci torna-se o centro da personalização

Este conceito foi retomado pelo designer Gabriele Centazzo com a cozinha Genius Loci que, tal como as antigas “secretárias”, guarda um lugar secreto e íntimo na sua gaveta. Uma gaveta que não é apenas um espaço funcional, mas torna-se preciosa e capaz de se adaptar às características de cada local graças às diferentes personalizações feitas à mão.

Metais preciosos, embutidos, gravuras, chanfros e mosaicos são a essência desta coleção.

un rustico di campagna recentemente restaurado

A cozinha Genius Loci projetada por L’Ambiente quer ser uma presença forte e firme na alma do lugar.

Assim como as antigas casas de campo, os materiais texturizados desempenham um papel fundamental: o refinado contraste entre pedra e madeira se reflete na cozinha ao combinar vidro e cobre em uma mistura bem equilibrada e atemporal.

GRUPPO

O espaço desenvolve-se em torno de uma ilha central inteiramente em vidro com vista para o terraço e jardim envolvente. A continuidade perfeita dos acabamentos das unidades de base, bancada e painéis de extremidade define um volume puro cuja superfície é atravessada por uma série de gavetas de metais preciosos inclinados. O cobre cria um contraste refinado com o vidro, exibido na versão em preto quente, e devolve um impacto de vanguarda, como um corte na tela.

Além de promover o convívio, a solução em ilha foi pensada para ser uma área operacional e funcional: acomoda cooktop, pia e possui armários-base de trabalho em ambos os lados que valorizam o espaço de armazenamento. A composição se complementa com o balcão de café da manhã e o lance das torres que lembra o acabamento da ilha.

5_2

Graças a uma abordagem de design precisa e atenta, a cozinha Genius Loci insere-se harmoniosamente num ambiente cheio de história, uma casa de campo onde cada detalhe, desde móveis de madeira a objetos antigos, nos lembra uma história e um “saber fazer” tipicamente italianos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas postagens
Seja notificado sobre nossas novidades
Siga-nos
×